A 20ª edição do CIOGO, em 2019, contará com a 3º edição da UTI Cênica promovida pela Sotiego. O evento acontecerá entre os dias 12 e 14 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Desta vez, o espaço será ampliado por conta da grande procura registrada na última edição do Congresso, realizada em 2017, quando a organização foi surpreendida, a sala ficou sempre lotada e muita gente não conseguiu assistir as palestras, com ocupação por ordem de chegada, sujeita a lotação.
A UTI Cênica oferecerá vários cursos da área médica, de fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e de Odontologia voltados para Cirurgiões Dentistas. Camila de Freitas, diretora do departamento de Odontologia da Sotiego e coordenadora do Curso de Odontologia Hospitalar da ABO Goiás, explica que a grade foi elaborada com ampla abrangência, apresentando aulas teóricas e práticas, mais uma vez através de uma parceria entre a ABO Goiás e a Sociedade de Terapia Intensiva de Goiás (Sotiego). Na visão do presidente da Sotiego, o médico intensivista Dr. Durval Pedroso, a importância da UTI Cênica para estudantes e profissionais da saúde é justamente o fato dela integrar a medicina e a terapia intensiva à Odontologia Hospitalar. “Hoje, esta é uma área de atuação regulamentada pelo CFO, de extrema importância e muito validada do ponto de vista da qualidade assistencial do paciente dentro da unidade hospitalar”, destaca.
No que diz respeito ao paciente crítico ou gravemente enfermo, a relevância é ainda maior. Segundo Durval Pedroso, existem vários trabalhos que mostram que o Cirurgião Dentista dentro da UTI minimiza diagnósticos tardios de sepse de foco bucal e atua diretamente na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. “São aspectos muito positivos, haja visto que o País tem uma saúde bucal extremamente pobre e fraca”, ressalta o presidente da Sotiego.
A programação da UTI Cênica, no CIOGO 2019, busca a integração multidisciplinar e a consolidação do entendimento de que a Odontologia também faz parte da terapia intensiva, incluindo temas que destacam a importância do odontólogo em UTI e minicursos de atenção à Odontologia Hospitalar, Cuidados Paliativos dentre outros. Para Durval Pedroso, a ABO Goiás e a Sotiego saem ganhando muito com essa integração. “É a terapia intensiva fortalecendo a Odontologia Hospitalar, e vice-versa”, destaca Durval.
Acesse a programação completa e participe.