A SOTIEGO, Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás, vem se posicionar junto à sociedade goiana no intuito de tentar transmitir a segurança que a população necessita durante essa fase conturbada pela qual passamos atualmente, a pandemia do COVID 19.
Essa pandemia pelo COVID 19, já amplamente divulgada pela demais entidades de classes médicas, sociedade civil organizada, autoridades sanitárias e demais órgãos oficiais, é sim uma doença grave e que merece toda a atenção de todos, tanto da classe médica, como da população em geral.
Nesse momento difícil é obrigação ético profissional mantermos a calma e serenidade frente ao pânico generalizado ressaltando que as medidas preventivas são de importância fundamental para que barremos a progressão da doença em nosso meio.
Esse comunicado visa assegurar a toda a população goiana que nós Intensivistas , (Médicos, Enfermeiros, Odontólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogos e Psicólogos), estaremos prontos ,com muito orgulho e responsabilidade para atender a sociedade. Não nos furtaremos do compromisso ético e acima de tudo de grande humanidade e respeito a atender as pessoas gravemente enfermas que necessitam de terapia intensiva. Não nos ausentaremos de nossas atividades diárias. Sabemos que a nossa escolha profissional é de atuar em Unidade de Terapia Intensiva ,sendo esse o fator diferencial que poderá assegurar a vida de muitos pacientes, pois os casos graves que evoluem com insuficiência respiratória e disfunção multiorgânica, causados por essa pandemia, dependerão de um esforço ainda maior da nossa parte em relação a todos os nossos esforços feitos anteriormente no dia a dia.
Enfrentamos um vírus ainda pouco conhecido de toda a classe científica mundial. O que já está mundialmente esclarecido ,é que a prevenção ainda é ,por ora (não há vacina disponível) ,a forma mais eficiente de evitar e lentificar a progressão da doença. Uma vez instaurada a doença com seu possível rápido agravamento, estudos demonstram que o único fator que pode alterar a mortalidade dos pacientes é um tratamento intensivo, instituído com qualidade, eficiência e precocemente.
A Sotiego pede a todos que respeitem a reclusão domiciliar, protejam os idosos e acima de tudo pensem coletivamente pelo bem maior de todos. O uso racional de EPIs (Equipamentos de proteção individual: Mascaras, gorros, capotes, etc..) é fundamental para que os profissionais da saúde possam atuar. Nesse momento de especulação financeira desumana, conclamamos ao povo goiano, conhecido por sua solidariedade e generosidade ímpares, pensarem no bem maior de todos em detrimento de vantagens. Noticias falsas (“Fake News”) devem ser desestimuladas e não compartilhadas. Fiquem em casa pois os intensivistas estarão sempre nos hospitais para lutar pela vida dos gravemente enfermos.
Dr. Durval Ferreira Fonseca Pedroso – Presidente da SOTIEGO / AMIB – GO