Julho é o mês destinado para a conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, sendo que o câncer é o nome dado um conjunto de mais de 100 doenças, que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Suas causas são variadas, podendo ser externas (meio ambiente e aos hábitos de costumes próprios de um ambiente social e cultural) e internas (geneticamente pré-determinadas, estão ligadas a capacidade do organismo de se defender das agressões externas).
Dentre os cânceres, temos o câncer de boca, que são tumores que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares.
São fatores que podem levar a pessoa ter câncer de boca o fumo e o álcool, a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente, em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio. É fundamental que a sociedade saiba da importância dessa campanha, visto que até 2022 de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a estimativa é que ocorra 625 mil novos casos de câncer no Brasil.
Dr Fabrício Henrique
Cirurgião-Dentista CRO GO 17.7688
Mestrando em Clínica Odontológica – Diagnóstico Bucal e Cirurgia FOAR/UNESP
Associado na Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral